φ ...fLΘr_dE_ lίζ... φ

Pensamentos e divagações do profundo do Ser

sábado, março 10, 2007

Introspecção

O objectivo não é conquistar...é manter a conquista.


- Quem és tu? - perguntou o principezinho - És bem bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Anda brincar comigo - pediu-lhe o principezinho. - Estou tão triste...
- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou...
- Ah! Então, desculpa! - disse o principeznho.
Mas pôs-se a pensar, a pensar, e acabou por perguntar:
- «Cativar» quer dizer o quê?
- Vê se logo que não és de cá - disse a raposa.- De que andas tu à procura?


Normalmente só sabemos o que procuramos depois de o encontrarmos. A mania de idealizar coisas que não existem faz-nos viver ilusões.



- (...) Cativar quer dizer o quê?
- É uma coisa de que toda a gente se esqueceu - disse a raposa.- Quer dizer «criar laços»...
- Criar laços?
- Sim, laços - disse a raposa.- Ora vê: por enquanto tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti...


Transcrições em itálico retiradas d'O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry.




*





'Vou fazer uma introspecção sobre isso!'

2 Comments:

  • At sábado, 10 março, 2007, Blogger Miguel Bugalho said…

    "Vê se logo que não és de cá.."

    Eu também não devo ser de cá.

     
  • At domingo, 11 março, 2007, Anonymous Anónimo said…

    'Normalmente só sabemos o que procuramos depois de o encontrarmos. A mania de idealizar coisas que não existem faz-nos viver ilusões.'

    Ejá disseste tudo!! ;)


    Ahhh e eu também não sou de cá! Mas afinal, o que é cá? ;)

    Bjito Rita *

     

Enviar um comentário

<< Home

 
Free web counters
Free web counters