φ ...fLΘr_dE_ lίζ... φ

Pensamentos e divagações do profundo do Ser

domingo, junho 10, 2007

Conselho Pedagógico

Depois de algumas pesquisas e após consultar pessoas mais competentes que eu, aqui está o post prometido. Lamento eventuais lacunas e peço que me alertem se for o caso.

No passado dia 1 de Junho, pelas 9 horas, o Conselho Pedagógico desta instituição reuniu-se. Faço parte dele, pertencendo à sua Comissão Permanente.

A Ordem de Trabalhos foi a seguinte:

  1. Apreciação dos planos de transição dos cursos adequados a Bolonha
  2. Apreciação da proposta de calendário para o próximo ano lectivo
  3. Apreciação das propostas de nomeação dos Coordenadores de Curso apresentadas pelo conselho Directivo
  4. Organização do processo de Revisão do Regulamento de Frequência e Avaliação
  5. Apreciação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior

Relativamente ao 1º ponto da OT, os cursos que foram atingidos pela adequação a Bolonha foram os seguintes:

Animação e Intervenção Sociocultural - Pelo que sei este curso tem estudantes de 1º e 2º ano, o que facilita o processo de transição. Os estudantes do 1º ano entrarão directamente; os de 2º ano, ao passarem para o 3º têm de fazer até 30 créditos (tendo em conta que só é considerado que somos licenciados se o nosso curriculum apresentar um total de 180 créditos; isto significa que terão de permanecer na escola mais um semestre, ou seja, fazem o 3º ano mais um semestre, coisa que também se aplica aos restantes estudantes na mesma situação).

Língua Gestual Portuguesa - Os estudantes de 4º ano terminam o curso com o plano de estudos ‘antigo’; os de 1º entram directamente no novo plano de estudos; os de 2º terão de fazer até 30 créditos. Devo referir que o plano de estudos apresentado até à data tem lacunas que devem ser limadas.

Promoção Artística e Património - Este curso não apresentou grandes problemas, pelo que os de 1º ano serão imediatamente inseridos no processo e os 2º ao transitarem para o 3º terão fazer até 30 créditos.

Comunicação Social - Quem está nos 4os e 5os anos, termina o curso e fica licenciado com o plano de estudos ‘antigo’; os alunos do 1º ano entrarão directamente no processo, e os de 2º entrarão no 3º ano tendo de fazer até mais 30 créditos.

Desporto de Recreação - Neste curso dá-se o mesmo que em Comunicação Social.

Quanto ao 2º ponto…ainda não tenho o calendário definitivo mas eis as datas importantes:

Início do ano lectivo: 17 de Setembro de 2007

Semana T. Autónomo: de 12 a 16 de Novembro

Férias Natal: de 17 a 2 de Janeiro

Pausa para Avaliações, Exames e discussão de trabalhos (sem aulas): 21 de Janeiro a 18 de Fevereiro

Férias da Páscoa: 10 a 23 de Março

Semana T. Autónomo: 5 a 9 de Maio

Pausa para Avaliações, Exames e discussão de trabalhos (sem aulas): 23 de Junho a 18 de Julho

Fim do Ano Lectivo: 18 de Julho

Os Coordenadores de Curso para os próximos 3 anos são:

Comunicação Social – Ana Maria Pessoa (votos a favor – 22; votos contra – 0)

Promoção Artística e Património – Margarida Rocha (votos a favor – 22; votos contra – 0)

Animação e Intervenção Sociocultural – Ricardo Martinez (votos a favor – 22; votos contra – 0)

Desporto de Recreação – Teresa Figueiredo (votos a favor – 22; votos contra – 0)

Língua Gestual Portuguesa – José Catarino Soares (votos a favor – 8; votos contra – 14)

O ponto 4 só ficará claro de os estudantes lerem o documento referido na OT. Poderão fazê-lo através do site http://www.ese.ipcb.pt/files/Regulamento.pdf. Trata-se do modo como somos avaliados, portanto penso que será uma leitura do interesse de todos…mesmo que não estudem o documento não deixem de ‘dar uma vista de olhos’. Neste documento também fica esclarecido o modo como serão compostas as Coordenações dos cursos.

Conclusões do ponto 5 da OT:

Facto: Foi dito, o Presidente do Conselho Directivo passará a ser o Presidente do Conselho Pedagógico, a menos que este delegue o cargo a outro.

Comentário pessoal: Não acredito muito que isto aconteça, visto que assim o CD tem o monopólio de TUDO o que se passa na escola.

Facto: O Presidente do IPS bem como o do CD passarão a ser nomeados pelo Ministério da Educação, deixando de ser votados.

Comentário pessoal: Para onde fugiu a democracia?

Apelo aos estudantes:

Comecem a dar mais valor ao CP…ele era o único órgão onde tínhamos mais voz e onde não podiam deitar a mão…acabaram de o fazer! Existem muitos professores na ESE que nos apoiam, por isso informem-se das coisas, não fiquem indiferentes ao que andam a querer fazer com a vossa vida sem ter consentimento.

Existem muitas maneiras de se poder fazer notar as vozes dos estudantes, quer seja candidatando-se ao CP, como à Assembleia de Representantes…tentem estar sempre a par das situações falando com os membros do Pedagógico, sejam professores ou estudantes, pois essa também é a sua função. Os nomes das pessoas às quais podem recorrer encontram-se nos placares da escola.

Convido-vos ainda a lerem este documento:

Portaria 401/2007 de 5 de Abril -http://www.ese.ips.pt/ese/docsips/RegMudTransfReingCurso.pdf.

Ao sermos estudantes informados ganhamos alguma vantagem. Como se costuma dizer, ‘para infringir a Lei é preciso conhecê-la’. Nós não a vamos infringir, vamos antes tentar tirar proveito dela.

Não fiquem indiferentes. Não se calem.






*

 
Free web counters
Free web counters